E agora vamo falar de Ginástica Artística????
No post de hoje vou escrever um pouco sobre a história da GA e as principais características da modalidade.
A MODALIDADE
A Ginástica Artística, também conhecida como Ginástica Olímpica, trata-se de uma modalide olímpica tanto feminina quanto masculina. Seu nome vem do grego gymnastiké e significa "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade". É caracterizada pela realização de exercícios sistematizados em aparelhos específicos da modalidade, seus objetivos podem ser educativos, competitivos e terapêuticos.
HISTÓRIA
A ginástica tem origem na Grécia Antiga onde era utilizada como forma de atividade física e no Egito Antigo, onde os artistas circenses realizavam acrobacias nas ruas como forma de entretenimento, já no Império Romano e durante toda a Idade Média a ginástica foi utilizada como forma de treinamento militar. A ginástica só ganhou regras e passou a ser praticada em aparelhos, através da intervenção do professor Friedrick Ludwig Jahn com o primeiro campo de ginástica em Berlim. E com o crescimento do número de praticantes o esporte foi exportado para diversos outros países.
Após a crianção da Federação Internacional de Ginástica em 1881 a modalidade teve sua primeira participação em Jogos Olímpicos em Atenas no ano de 1896 e dos Jogos Pan-Americanos desde 1951 em Buenos Aires.
ORGANIZAÇÃO
A Ginástica Artística baseia-se na evolução técnica de diversas provas oficiais, os exercícios dos ginastas são julgados e pontuados por um júri seguindo o "Código de Pontuação". As competições internacionais oficiais são regulamentadas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), já as competições nacionais são regulamentadas pelas federações locais.
As competições são individuais, mesmo nas disputas por equipes, separadas em competições masculinas e femininas onde os ginastas realizam uma série de exercícios com elementos obrigatórios em diferentes aparelhos.
APARELHOS
Aparelhos Masculinos:
-
Paralelas Simétricas |
Aparelhos Femininos:
Paralelas Assimétricas
|
Trave de Equilíbrio |
Solo |
Salto sobre a Mesa
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário